Viva sem glúten

As receitas divulgadas nesse blog foram criadas para atender a um público especial: as pessoas que não podem comer glúten.


Mas o que é esse glúten?
O glúten é o nome dado às proteínas encontradas no trigo, cevada, centeio e seus derivados.

E quais são os problemas que o glúten pode causar nas pessoas ?

Copiei esse texto do site da Nutricionista Patrícia Bertolucci:
(http://www.patriciabertolucci.com.br/sobrenutricao.aspx?sobre=2&codigo=211)


O glúten é composto por dois grupos de proteínas - as gliadinas e as gluteninas - presentes no trigo, no centeio, na aveia, no malte e na cevada, sendo responsável pela elasticidade, umidade e o bom crescimento das massas.

Além dos alimentos à base de farinha de trigo e farelos (como pães, bolos, tortas, macarrão, biscoitos), há uma série de alimentos que contém glúten como, sorvetes, achocolatados e outros. Os produtos industrializados são obrigados a declarar na embalagem se contém ou se não contém glúten. Isso porque o simples fato manipular alimentos com e sem glúten no mesmo equipamento faz o alimento que não contém ingredientes com glúten ser contaminado, o que poderia causar reações em pessoas sensíveis e intolerantes.

Dentre os problemas causados pela ingestão de glúten, temos a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten.

A doença celíaca é uma enteropatia autoimune desencadeada pela ingestão de glúten e o diagnóstico precoce é fundamental para que os sintomas desapareçam. O indivíduo com essa doença tem inflamação na mucosa intestinal, com manifestação de dor abdominal recorrente, náuseas, vômitos, empachamento do estômago e diarréia ou constipação e com isso diminuição na absorção de nutrientes. 

E na sensibilidade ao glúten, os indivíduos podem ou não desenvolver sintomas gastrointestinais, o quadro clínico é geralmente menos severo e o individuo é aparentemente assintomático após a ingestão do glúten. Mas os sintomas tardios podem ser extra intestinais, como o aumento da chance de inflamações sistêmicas,  alterações neurológicas como alterações do humor, agressividade, perda da memória, redução da capacidade intelectual e da disposição física e enxaqueca. 

E temos também a alergia ao trigo, que é uma reação imunológica especifica para trigo. Os sintomas mais comuns relacionados com a alergia ao trigo são: coceiras generalizadas, dores de cabeça, dores abdominais, náuseas, tosses persistentes, dermatite atópica e rinite. A alergia ao trigo pode ocorrer por meio de inalação, conhecida como asma do padeiro, ou por meio da ingestão de alimento.

E o tratamento para  esses casos é a exclusão de alimentos que contém glúten.



17 comentários:

  1. Ola...meu filho tem 1 ano e 6m e desde 10 meses ele passa por quadros intestinais sem diagnostico. Comecei as exclusoes por mim mesma ate os medicos pedirem exames que dao algums negativos e outros positivos. Hj ele nao ingere leite, soja, ovo e gluten. O ultimo que tirei foi o glutem, ha 2 meses. É uma luta mas ele esta muito melhor. Os dr mesmo falam. O problema é que ele ta ruim de boca. Faz cara feia p tudo, coisa doce, entao.... Ja fiz umas 10 receitas diferentes para ver se chego em umpao gostoso. Todas ficam ruins. Mas eu tb nao tenho mao boa para pao, so p comida mesmo. Dou p ele o pao da schar de forma branco, mas ele ja edta enjuando e é bem caro. Esta semana to tentando afarinha de pao da schar, ,mas e caea tb. Gostei dela porque nao vai polvilho. Os paezinhos ficaram bons o problema é se agradar. To na luta. Obrigada pela dicas e receitas...

    ResponderExcluir
  2. Entao, acho que cozinhar é mais prática, que mao boa. Mas uns meses vc estará craque nos paes. Vc tb pode optar por biscoitos, talves ele curta mais.

    Estou na torcida por vc.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar irei ver uns biscoitos para fazer.Obrigada por opinar!

      Excluir
  3. Olá Josy!
    Estou interessada em aprender a fazer comida sem glúten, mas vi que você deu aulas mês passado. Por favor quando tiver um novo curso me avise. Meu e-mail: reginahgomez@msn.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Regina irei postar bem antes o curso que irei dar em SP..será um prazer conhece-la! Abçs!

      Excluir
    2. Olá Josy!

      Sou de Belém do Pará e adoraria fazer cursos com você! Poderias enviar a programação? Meu email: colheresmagicas@gmail.com Obrigada e parabéns pelo lindo trabalho!

      Excluir
  4. Oi, Josy. Parabéns pelo blog...embora não tenhamos em nossas famílias problemas com ingestão de glúten conhecemoso muitas pessoas que vão se beneficiar com suas receitas. Caso você não se importe gostaríamos de comentar seu blog no nosso: amarimedisse.blogspot.com. Ainda estamos no comecinho, tateando mas acho que vamos chegar lá com persistência...aliás se você puder dar uma olhadinha, agradecemos. Elisa e Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa ! Será um grande prazer! Esteja a vontade! Irei dar uma olhada sim! Abraços!

      Excluir
  5. Ola. Cortei o gluten da minha vida a três meses, perdi 10 quilos, e hoje me sinto bem melhor.
    Vale apena viver sem gluten

    ResponderExcluir
  6. Ola. Cortei o gluten da minha vida a três meses, perdi 10 quilos, e hoje me sinto bem melhor.
    Vale apena viver sem gluten

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem alergia a arroz TB eu qro fazer pães mas TDs contem arroz oq posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenia você pode fazer pães com farinhas diversificadas, substituindo a de arroz por grão de bico, banana verde, trigo sarraceno..e harmonizaria com fécula de batata e amido de milho. No blog tem algumas diferenciadas. Bjs!

      Excluir
  8. Boa tarde meu nome é Leila Barcelli, tenho intolerância ao glúten e a lactose,gostaria se possível me dizer como faço para meus bolos durarem mais tempo, será que guardando eles a vácuo por quanto tempo ele fica? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila boa tarde! Os bolos sem glúten e sem lactose tem uma tendencia a ficar mais duros e muito secos. Para conseguir tirar a melhor situação disso, o fechamento a vácuo pode resolver um pouco mas se sobrar e demorar mais de dois dias para consumir a melhor situação é congelar e depois ir descongelando o que for usar. O micro ondas também resolve o dia seguinte. Abraços!
      E respondendo sobre qto tempo dura , 7 dias na geladeira, 3 dias na temperatura ambiente e 90 dias congelado.

      Excluir
  9. Boa tarde meu nome é Leila Barcelli, tenho intolerância ao glúten e a lactose,gostaria se possível me dizer como faço para meus bolos durarem mais tempo, será que guardando eles a vácuo por quanto tempo ele fica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Estou quase na alergia,e na minha cidade não tem muita preferência e esse blog me ajudou e muito.sucesso cada vez mais

    ResponderExcluir