quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pão Fofinho da Sandra Pereira da Silva - sem glúten e sem leite



Pão fácil de fazer e uma delícia para comer !

Receita de SANDRA PEREIRA DA SILVA*

foto: Sandra Pereira da Silva

Ingredientes:
3 ovos
3\4 de xícara de água,
1 colher de chá de CMC
1 colher de chá de sal (rasa)
1colher de sopa rasa de açúcar,
1 colher de chá de fermento para pão (fermento biológico seco),
1 colher de chá de fermento químico
1 xícara de farinha de arroz,
1 xícara de polvilho azedo
1/2 xícara de polvilho doce,
2 colheres de chá de vinagre
4 colheres de óleo

Modo de preparo:
Bater na Batedeira ou na mão com colher de pau todos ingredientes, inclusive o fermento para pão. Depois que a massa estiver lisa, acrescente o fermento , misture com a colher, distribua em forminhas de empadinhas. Pode colocar recheio -  eu coloquei linguiça triturada em alguns e geleia de uva em outros, para crescer melhor. Coloque para crescer dentro no forno desligado (dê uma esquentadinha nele antes, não muito - tem que dar para colocar a mão sem queimar). Deixe crescer uns 20 minutos, coloque para assar na temperatura mais baixa do forno, depois de 15 minutos aumente a temperatura naquela que usa para assar pão. Deixe terminar de assar por mais uns 30 minutos.

Sugestão: quando quiserem variar é só substituir o polvilho doce pela fécula de batata ou maisena.
Se não encontrarem o fermento que age no forno, utilizem o pó Royal da seguinte forma: deixe primeiro o fermento para pão agir por mais ou menos meia hora, acrescente o pó Royal e já leve ao forno. Se quiserem colocar 2 colheres de chá de pó Royal,  ficará mais macio e crescerá mais (não fica com gosto de fermento).


*Sandra Pereira é celíaca e mãe do Guilherme, que também é celíaco.

72 comentários:

  1. O que e "CMC"?... Não sei o que é?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CMC Claudia é um aglutinador de massa, onde nos permite uma melhor absorção de líquidos.Nós dá um pouco a função do glúten nas massas.

      Excluir
    2. Oi josi estou fazendo o pão só coloquei uma batata doce esta crescendo estou no aguardo muito grata pois eu não sou celíaca mas tirei a farinha com glúten estou emagrecendo e feliz

      Excluir
    3. Posso substituir a farinha de arroz pelo amaranto???

      Excluir
    4. Oi Josy posso substituir o polvilho azedo por fécula de mandioca ou batata ?

      Excluir
  2. Pode trocar a CMC por gama xantana ?

    ResponderExcluir
  3. Joyce nunca fiz pão com polvilho azedo, não fica com sabor q lembra pão de queijo?beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micheli pode fazer sossegada que não irá ficar com gosto de pão de queijo.Essa receita é um icone na vida Celíaca e a Sandra Pereira nos presenteou com uma receita fácil,de ingredientes que encontramos com facilidade.Boa sorte!

      Excluir
  4. Olá Josy, este pão da foto é seu?, se não for, posso fazer em forma de pão de forma?

    ResponderExcluir
  5. Fabiano , esse pão maravilhoso é da Sandra Pereira e a foto também.Mas pode fazer sim.e em forminhas individuais também.Você irá gostar muito.Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Saudações.
    Me perdoe pelo comentário - mas se a proposta é produzir um alimento realmente
    SAUDÁVEL, acho um absurdo fazer uso de CMC ou coisa parecida!!! Quanto mais SIMPLES e NATURAL , tanto melhor para a saúde.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, eu não escrevi seu nome pois você não se identificou..
    Saudações à você também.
    Aceito sua opinião e não preciso te perdoar pois cada um pensa e age como quer, e aqui é um blog muito democrático, sem aqui o intento é produzir o alimento o mais integro, saudável, simples e natural possivel, e sou a favor de usar o menor numero de aditivos possiveis, mas muitas pessoas precisam as vezes conhecer produtos que ajudam na conservação , aglutinação e moldagem que existem.E cabem a elas desenvolver sua culinária. Aqui é um mero incentivo aos que se descobrem debilitados e estão perdidos em sua dieta. Obrigada por sua colaboração..foi muito útil!

    ResponderExcluir
  8. Olá Josy, como iniciante na área, queria entender porque colocar recheio do pão interfere no crescimento dele, fiquei bem em dúvida quanto a isso. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mjay o que a receita da Sandra quis dizer para colocar recheios não muito pesados, picadinhos, triturados para não pesar na massa e diminuir a formação do gás que faz levedar e crescer.

      Excluir
  9. se não por CMC fica bom igual

    ResponderExcluir




  10. Você pode me dizer quantas calorias tem uma fatia de 25gramas, muito obrigada


    ResponderExcluir
  11. Dá pra fazer na máquina de fazer pão ou nq de cupcake? Cris

    ResponderExcluir
  12. Dá pra fazer na máquina de fazer pão ou nq de cupcake? Cris

    ResponderExcluir
  13. Dá pra fazer na máquina de fazer pão ou nq de cupcake? Cris

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela força. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Katia este pão é exatamente a foto que esta ai, inclusive essa receita é da Sandra, uma mãe de celíaco e ela também o é.Suas receitas são muito boas e fáceis de fazer.Não posso responder por outros sites e blogs, mas aqui..posso te garantir que as receitas são testadas e as fotos são do resultado verdadeiro.Abçs!

    ResponderExcluir
  16. Josy qual a função do polvilho azedo? Posso fazer pao de mandioca, milho, abobora com esta receita? Qual a proporçao que se deve usar de legume para cada xicara de farinha sem glúten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago o polvilho azedo ajuda na fermentação e é mais adequado a receitas salgadas.Você poderá usar legumes para diferenciar receitas, mas por ser um pão leve e macio não use mais que 3\4 de xícara e vai colocando o líquido de acordo em deixar uma massa leve e encorpada.Boa sorte!

      Excluir
  17. Josy sabe aquele pães caseiros de vó? Que tem de batata, milho, aipim. Queria fazer um pao destes bem fofo e saboroso. O polvilho doce faz a mesma funçao do azedo?

    ResponderExcluir
  18. Thiago faz sim...pode usar tranquilamente o polvilho doce.Esses pães são mais nutritivos e de babarmos..né. Faça assim coloque uma xícara do purê de legume escolhido ..mas tenha o cuidado de escorrer bem, coloque em uma peneira e tire o liquido e ai vai colocando as farinhas no ponto que quer, se de pão de forma ..mais mole..se de pães moldados..um pouco mais..use seu bom senso.Use forminhas menores que dê aparência de pão de hamburquer..fica muito legal! Disponha, bjokas!

    ResponderExcluir
  19. Jozy meu pao ficou lindo crescido porém rachado e oco por dentro. O que sera o erro? Porem ficou gostoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago muitas vezes a ação do fermento biológico está mais forte, mas geralmente rachar e ficar oco por dentro é por dois motivos ..o tempo de descanso para crescer passou do tempo ou polvilho demais. Muitos acham que tem que deixar descansando mais de 1 hora..mas esse pão é delicado e fica muito bom com 30 minutos de crescimento..tem o polvilho azedo que cresce no forno e o fermento químico que cresce por temperatura.No próximo deixe só dobrar de volume, asse em forno pré aquecido e veja se o polvilho azedo não ultrapassou a quantidade.Fico feliz que tenha ficado gostoso..isso que vale!

      Excluir
  20. desculpe, mas não entendi com relação ao fermento natural, só posso utiliza-lo após o 7° dia ou pós duas horas de fermentação?

    ResponderExcluir
  21. Sandra, fiz este pãozinho sem recheio e coloquei numa forma como a deste pão da foto. Aí no forno ele tava crescido e tals, desliguei e deixei ele dentro. Quando tirei ele tinha murchado um pouco. Ficou com uma textura de pão de queijo, é para ficar assim? Vc recomenda que eu faça nas forminhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mar Becker deve ter ocorrido alguma coisa diferente, este pão não fica com aspecto ou parecido com pão de queijo, é um pão macio, bem parecido com um pão de forma e é muito bom para lanches.Ter untado as laterais, não modifica a textura e eu indico não untar ..qdo da confeção de bolos, para eles não murcharem! Dê uma conferida nas farinhas usadas e na quantidade na próxima vez que fizer.

      Excluir
  22. Ah, é Josy, Sandra é a moça da receita! :) Desculpe!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Untei as laterais da forma, pode ser por isso (li nas tuas dicas que não se deve untar as laterais)?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá Josy, Posso fazer esse pão com o fermento natural que está aqui no blog? Qual a quantidade? E posso substituir o CMC por Chia? Qual a quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilna Barros, pode ser feito sim com o fermento natural.Sempre que uso a fermentação in natura coloco 200 ml de fermento natural para um pão médio.O CMC é um aditivo de preservação e de maleabilidade da massa. A chia já tem uma função diferente. Pode substituir por gelatina incolor na mesma qte.Abraços.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Oi, admiro teu trabalho e gostaria de sber se vc tem receita de pão sem: glúten, sem ovos, sem soja e sem proteína do leite e tb sem lactose.

    ResponderExcluir
  29. Carina...todas as receitas no blog são sem glúten, sem leite e suas proteinas e sem soja, procure nos pães pois tenho diversas receita sem ovos.Fique a vontade! Obrigada pelo elogio..espero cada dia poder ajudar muito mais! Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Josy tentei fazer essa receita e acredito ainda não ter conseguido. estou tentando adaptar para a maquina panificadora. mas gostaria de saber se aquela quantidade de fermente está correta? a colher é de chá mesmo. achei tão pouco e resolvi colocar a de sopa. isso altera muito a receita? e a goma xantana dá pra colocar junto? bjs Denise

    ResponderExcluir
  31. Oi tudo bem..a colher de chá está certa sim..o problema do celíaco é também reagir com leveduras e ai tentamos reduzir o fermento biológico.Uma colher de sopa vai crescer mais rápido e ter um gosto muito mais forte de fermentação.Cuidado para não deixar crescer muito pois a rede de ar pode não ficar pois nossas farinhas são muito frágeis.Pode colocar a goma xantana junto sim.Faça como está na receita e tenha um pouco de paciência que logo ira acertar.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Josy, estou a procura do meu "pão ideal", pois desde que eu me descobri celíaca, o pão é o que mais me faz falta. Já tentei sua receita, ficou ótimo, mas não é o fofinho que eu gostaria. Aqui em casa todos adoraram, mas pessoalmente, acho que ele fica aerado e não fofinho. Quando está quente, beleza, mas quando esfria fica com a consistência de pão de queijo. Vc conhece o pão da Bem Nutrir e o da Amina? Isso que eu considero fofinho. Vc, que faz maravilhosas receitas, sabe como eu consigo uma receita para ficar igual a estes? Obrigada pela ajuda e pela socialização de suas receitas! Denise

    ResponderExcluir
  34. Oi meu anjo..temos um problema , todos pães industrializados e que ficam na prateleira levam conservantes anti mofo, varios aditivos para maciez e propinato de cálcio. Os pães feito em casa e com nossas farinhas de muito amido..teem a tendencia de ressecar e ficar mais duro.Mas no blog tenho 65 receitas de pães..veja qual te interessa mais.Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Josy acabei de provar desse pão, e ficou FANTÁSTICO, super fofo, o melhor que eu já fiz até hoje! Fiz passo a passo, substituí o CMC pela goma xantana , coloquei só 1 colher de chá de vinagre e o polvilho doce eu substituí por fécula de batata. Amei, super aprovado! Obrigada por compartilhar as receitas.
    Abraço.
    Maria Amélia

    ResponderExcluir
  36. Oi, Josy!
    Será q posso fazer esse pão com farinhas integrais?
    Quer dizer, substituir a farinha de arroz pela farinha de arroz integral e conseguir o mesmo resultado dele macio, gostoso..
    Muito obrigada,. Bjos

    ResponderExcluir
  37. Oi Ni , pode sim, já fiz e ficou muito bom! Claro que fica mais sequinho..mas nada que uma colher de psyllium não resolva.Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Oi, Josy!
    Quis inventar e deu certo a mistura, fiz a massa deste pão como faço usualmente só que bati os ovos no liquidificador com 2 xícaras de chá de brócolis cozido. Ficou maravilhosoooooooooo... um pão verdinho, macio e acho até que cresceu mais.
    Amei e foi ótimo, pq foi uma boa maneira para que minha mãe que tem Alzheimer e meu irmão especial comessem verduras.
    Muito obrigada por suas receitas!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  39. Oi, Josy!
    Quis inventar e deu certo a mistura, fiz a massa deste pão como faço usualmente só que bati os ovos no liquidificador com 2 xícaras de chá de brócolis cozido. Ficou maravilhosoooooooooo... um pão verdinho, macio e acho até que cresceu mais.
    Amei e foi ótimo, pq foi uma boa maneira para que minha mãe que tem Alzheimer e meu irmão especial comessem verduras.
    Muito obrigada por suas receitas!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  40. CMC - Carboxi Metil Celulose.
    É melhor usar a goma xantana, ou o agar agar.
    CMC, além de químico, é aquilo que deixa a pasta de dente daquele jeito cremoso.
    Você engole pasta de dente? Não use o CMC.

    ResponderExcluir
  41. CMC - Carboxi Metil Celulose.
    É melhor usar a goma xantana, ou o agar agar.
    CMC, além de químico, é aquilo que deixa a pasta de dente daquele jeito cremoso.
    Você engole pasta de dente? Não use o CMC.

    ResponderExcluir
  42. Bayard bom dia! Agradeço seu comentário e sempre procuro melhorar minhas receitas. Todo comentário construtivo é genial. Esta receita não é minha é de uma culinarista muito empenhada. Você tem toda razão e procuramos usar o ágar ágar e a goma xantana, mas também precisamos deixar a possibilidade de pessoas que não encontram em sua cidade ter a opção do CMC, cada um com suas escolhas possíveis, muito obrigada por participar...Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Olá! Qual tipo de óleo vc usa? Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Oi Tudo bem , boa noite! Eu uso óleo de girassol, de milho, azeite, e muitas vezes uso o óleo de coco em pequenas quantidades, Bjs

    ResponderExcluir
  45. bom dia Senhoras, sou intolerante a gluten, e estou fazendo meu próprio pão...heheh;...marinheiro de primeira viagem, gostaria de receber um conselho ou orientação de vocês, meu pão fica duro depois que esfria, e eu gostaria de deixa-lo macio como os pães normais. por favor vocês teriam alguma orientação para mim para que eu possa deixa-lo macio por vários dias, até consumi-lo totalmente, pq. mesmo duro ou como tudo fica uma delicia....
    eu uso os seguintes ingredientes;500 gr farinha de arroz;300 gr de polvilho doce; 100 ml de azeite de oliva zero acidez; 2 ovos; 10 gr. de fermente biologico; 600 ml de agua morna;1colher de cha de sal; 2 colher de sopa de açucar; junto tudo e bato na batedeira até ficar uma massa bem fina e lisa. meu email é : alccarboni@hotmail.com coloquei como anonimo pq dava mensagem de erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho feito esse pão coloco polvilho doce e coloco nozes picadas e uva passa sem semente maravilhoso

      Excluir
    2. Tenho feito esse pão coloco polvilho doce e coloco nozes picadas e uva passa sem semente maravilhoso

      Excluir
  46. Acabei de fazer essa receita. Melhor pão sem glúten e lactose que já comi, e olha que testei várias receitas (nenhuma desse site). Obrigada por divulgar!

    ResponderExcluir
  47. Olá Josy! Posso substituir o ovo por outro ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ! Este pão da Sandra é tão fofinho que não indico sem ovos! Escolha outro!

      Excluir
  48. Boa noite Josy! Qual é a temperatura mais alta de assar pão que vc cita na receita?
    Obrigada
    Regina

    ResponderExcluir
  49. Josy, por favor, me diga por quanto tempo posso congelar este pão e se congelo inteiro ou fatiado?

    ResponderExcluir
  50. Eu sou intolerante ao Gluten. Fiz essa receita com poucas modificações, no lugar do oleo (não faço uso de nenhum tipo) substituí por banha de porco (4 colheres de sopa rasas), não tinha polvilho azedo, então coloquei 1/2 xicara de polvilho doce e meia xicara de fécula de batata. Ficou perfeito. Todos adoraram. Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Olá !! Fiz a receita .. ele não cresceu no forno conforme haveria de se esperar com o fermento químico. O que pode ter ocorrido? Obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Josy não vejo a hora de fazer sou celiaco e gostei muito de ver esta receita , se eu colocar agar agar ajuda o pão a ficar mais mácio ? Fico pensando que agar agar pode ajudar , será que é uma boa usar ir testando ... Desde já agradeço - Aleques soares de sousa

    ResponderExcluir
  53. Josy, boa noite, qual colher uso para o óleo? Obrigado.~
    Cau.

    ResponderExcluir